sábado, 11 de abril de 2015

Probiótico & Antibiótico

Probiótico & Antibiótico - Uma dupla que funciona!


Então seu porquinho da índia ficou doente, você o levou ao seu veterinário de confiança, e aí ele receitou um antibiótico?
Se ele não receitou um probiótico junto, você terá problemas... 
Entenda melhor:
Os antibióticos são medicamentos usados para matar as bactérias, aquelas vilãs que deixam seu porquinho doente. O problema é que não existem apenas bactérias ruins... Como assim? 
No intestino, existem bactérias que trabalham para o nosso benefício, ajudando na digestão e controlando a existência de outros microorganismos nocivos. Essas bactérias amigas são conhecidas por "flora intestinal". Quando tomamos um antibiótico, ele atua matando as bactérias que estão causando a doença, MAS ele acaba também matando também algumas bactérias amigas lá da flora intestinal. O resultado? Diarréia/constipação e perda de apetite.
Como controlar isso? Adicionando bactérias amigas depois do uso do antibiótico! 

Então, sempre que seu médico veterinário prescrever antibióticos para seu porquinho da índia, dê a ele também probiótico. Mas é importante lembrar: dê o probiótico somente cerca de 2 horas DEPOIS do antibiótico. Por quê? Lembre-se, antibiótico mata bactérias, mesmo as boas. Se você der o antibiótico e o probiótico juntos, o antibiótico simplesmente vai anular a ação do probiótico e ele de nada vai servir. Agora, se você der o probiótico cerca de 2 horas depois do antibiótico, o antibiótico já terá sido absorvido, e o probiótico irá depois, repondo a boa, querida e necessária flora intestinal.

Tá, mas o que posso dar pro meu porquinho da índia? Yakult?
Não, não e não! No nosso caso, nós humanos temos à disposição uma infinidade de iogurtes e outros produtos desse tipo que atuam como probióticos, como o conhecido Yakult. Mas porquinhos da índia são estritamente herbívoros e não devem consumir produtos à base de leite.

Existem nos pet shops produtos específicos para animais. Um probiótico seguro para seu porquinho da índia não deve conter produtos de origem animal, e deve conter acidófilos. Uma boa pedida é o Probiótico, da marca Vetnil. É uma seringa plástica que contém uma espécie de pasta esbranquiçada. Dê um "pedaço" da pasta 2 horas após o antibiótico. Pode dar mais vezes ao dia se achar necessário.


*** NOTA DE ALERTA:
Existem antibióticos que potencialmente perigosos e até mesmo fatais para porquinhos da índia, como a penicilina e derivados. *NUNCA* dê a seu porquinho da índia os antibióticos listados aqui:

Os antibióticos seguros mais comuns usados para porquinhos da índia são: Bactrim, Enrofloxacino, Doxyciclina. Seu veterinário de confiança é que tem condições de saber qual a melhor medicação para seu bichinho. Mas sempre,sempre com o uso de probiótico!


Que seu porquinho da índia tenha uma vida longa, saudável e feliz!



5 comentários:

  1. Boa noite, eu gostaria de saber se eu posso administra o bactrim inteiro, ou preciso partir o comprimido no meio?

    ResponderExcluir
  2. Dei repoflor (probiótico) para meu porquinho da índia. Responda com urgência por favor estou preocupada.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia gostaria de saber a quantidade de antibiótico posso dá a meu porquinho da india.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, poderia me passar a quantidade de antibiótico que posso dar para meu porco da Índia

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! Qual a dosagem de enroflixacino 50 mg para um porquinho da índia com 730g

    ResponderExcluir