segunda-feira, 23 de março de 2015

Problemas dentários




Problemas Dentários


    A saúde dos dentes é essencial para a saúde de seu porquinho da índia, como lemos na sessão Dentição. Para um porquinho da índia saudável, cortar, mastigar e triturar os alimentos (especialmente feno, capim e alimentos abrasivos) irão normalmente manter os 20 dentes no tamanho adequado.

    Os principais problemas que podem ocorrer com os dentes de seu porquinho são:

- Quebra de dentes
- Má-oclusão dentária
- Prolongamento de raízes.


 Existem também problemas genéticos, que incluem a falta de dentes, má oclusão e um dente extra.


• Como saber se os dentes do meu porquinho da índia estão bons?


 - Observe os hábitos alimentares de seu porquinho da índia. Percebe alguma mudança na forma como ele come?

- Examine os dentes incisivos pelo menos uma vez por semana, durante sua checagem de saúde. Verifique se eles estão regulares, retos, firmes.

- Pese seu porquinho semanalmente! A balança é sua amiga, lembre-se sempre. Uma balança dessas de cozinha é a melhor amiga de um dono de porquinho da índia. Muitas vezes o primeiro sintoma de doença é perda de peso.


• E seu o dente do meu porquinho da índia estiver com algum problema? O que fazer?


Procure um veterinário especializado em animais exóticos com experiência em dentição de porquinhos da índia, ou ainda melhor, um especialista em odontologia veterinária caso disponível em sua região (como a Odontovet [
http://www.odontovet.com/], em SP, ou a Dentalvet [http://www.dentalvet.com.br/], no RJ).


• E se um dente quebrar?


Normalmente um dente quebrado cresce por conta própria e não necessita de maiores cuidados.


• E problemas genéticos? Podem causar problemas dentários?


Sim. Alguns porquinhos nascem sem dentes. Má-oclusão também é em geral de ordem genética, especialmente em porquinhos da índia com menos de 2 anos de vida. Outro problema de ordem genética é um crescimento raro de um par de dentes extra.


Quebra de Dentes

    
      O dente pode se quebrar devido à uma queda, ferimento ou por um acidente. Porquinhos que tem dietas pobres e com deficiência de vitamina C são mais vulneráveis. Se o porquinho estiver saudável, o dente pode crescer novamente sem maiores problemas, e atingirá o tamanho normal em cerca de três semanas.
    Esteja alerta para que o dente que restou não cresça demais, tocando a gengiva ou a boca. Se o dente quebrou muito próximo à linha da gengiva, deixando um buraco, limpe o ferimento periodicamente para retirar restos de alimento que possam se instalar no local. Você pode usar pra isso soro morno.
    Quanto à alimentação, você deve se certificar de que seu porquinho da índia está conseguindo comer. Dependendo da forma em que o dente quebrou, ou se foi mais de um dente, você pode precisar picar os alimentos em pedaços pequenos (não triture, pois isso acabará prejudicando os dentes de trás). Corte vegetais em quadradinhos e verduras em tirinhas. Se for necessário, complemente com papinha pelo menos 1 ou 2 vezes por dia (veja mais sobre papinhas aqui) O porquinho também pode ter dificuldade em usar o bebedouro, então ofereça líquidos com uma seringa e vegetais e frutas para assegurar que ele obtenha água.
      A perda de dentes pode ser agravada pela deficiência de vitamina C. Leve seu porquinho a um veterinário se o dente quebrado estiver irregular ou desalinhado, ou se o dente oposto ao que quebrou estiver se curvando para dentro, tendo contato com a boca (isso pode ocorrer se o dente quebrar muito rente à gengiva). Se você suspeitar de qualquer outro problema (sinais de inflamação, dor ao se alimentar), consulte um veterinário especializado imediatamente.
    Lembre-se: A balança é sua amiga! Tenha uma balança de cozinha e pese seu porquinho regularmente para verificar se ele está se alimentando bem e não perdendo peso.

Má-Oclusão Dentária


     Má oclusão dentária é uma condição em que os dentes não se gastam da maneira correta e crescem demais. É um problema muito freqüente em porquinhos da índia, que ocorre por muitos fatores, como predisposição genética (especialmente nos casos em porquinhos com menos de 2 anos de idade), carência de vitamina C, trauma, infecção ou desgaste insuficiente dos dentes por receber uma dieta composta por muita ração e baixo teor de fibras (capim e feno de capim são importantíssimos, lembre-se!)  Algumas vezes a má oclusão é associada a problemas cardíacos.
  Os dentes crescem e impedem o fechamento correto da boca, fazendo com que o porquinho mastigue mais frouxamente os alimentos. Muitas vezes o crescimento exagerado dos dentes da frente e do fundo ocorrem ao mesmo tempo, mesmo que pareça que somente os dentes da frente estão grandes demais. Como a capacidade de mastigar diminui, os dentes da frente também passam a não se gastar naturalmente. Os molares inferiores crescem em direção à lingua, enquanto os molares superiores crescem em direção à bochecha. O crescimento exagerado dos dentes impede a mastigação normal dos alimentos e pode causar inflamação e ferimentos na boca.


Sinais e Sintomas de Má Oclusão


Os sintomas podem ser discretos. Sinais de alerta são:


*O porquinho fica mastigando como se tentasse descolar algo que estivesse preso na boca;
*As orelhas parecem se mover demais quando ele mastiga;
*Os olhos e nariz podem ter secreção (indicando abcesso);
*Os dentes da frente podem estar grandes e desalinhados;
*Ele não consegue comer o mesmo tanto e na mesma velocidade que antes;
*Ele não consegue pegar ou partir corretamente os alimentos;
*Quando ele mastiga, pedaços de alimento caem da boca;
* Ele pega a ração, mas deixa cair da boca;
*Ele parece com fome e se interessa pelo alimento, mas não consegue comer;
*Ele pode estar babando;
*Ele está perdendo peso.

 O porquinho da índia pode ter grande dificuldade de comer, ou mesmo não comer nada. A boca pode ficar um pouco aberta. Os sintomas podem demorar a aparecer, e quando o dono se apercebe, o porquinho já pode ter perdido um bom tanto de peso e estar babando, já que a boca não consegue se fechar completamente. Pesar o porquinho regularmente é fundamental, pois ajudará a perceber uma perda de peso gradual antes que seu porquinho esteja seriamente debilitado.

Diagnóstico


     É muito importante encontrar um veterinário de exóticos ou dentista de animais que seja experiente em tratar de dentição de porquinhos da índia. Alguns porquinhos receberam diagnóstico errado e a má oclusão ficou sem tratamento, pois muitas vezes com a má oclusão aparecem sinais de escorbuto pela diminuição da ingestão de alimentos. Alguns veterinários tratam do escorbuto e se esquecem da má oclusão.
 Infelizmente, muitos veterinários comuns somente aparam os dentes incisivos e se esquecem do supercrescimento dos dentes molares, que estão causando os problemas. Nem todos os veterinários têm a habilidade, conhecimento e ferramentas para diagnosticar corretamente e tratar da má-oclusão ou identificar outros problemas dentários. Fique atento! O correto diagnóstico só acontece após exame visual dos dentes molares (o veterinário poderá utilizar um otoscópio para isso) e raio-x de crânio. Não é possível diagnosticar má oclusão corretamente sem a realização de raio-x!
O raio-x de crânio pode ser feito sob sedação leve ou, em alguns casos, sem sedação. Converse com seu veterinário.


 Tratamento


     O veterinário examinará a dentição com ajuda de aparelhos. Ele também deverá realizar um exame físico em busca de possíveis nódulos (que podem indicar crescimento das raízes dos dentes). O tratamento envolve o desgaste dos dentes, com uso de anestesia.
  Após a cirurgia, é necessário cuidados pós-operatórios que incluem controle da dor e ajuda para alimentação, porque o porquinho não conseguirá se alimentar sozinho durante alguns dias. Os músculos mastigatórios ficaram esticados durante um longo período devido ao alongamento dos dentes e por isso ficam doloridos durante cerca de 10 dias após o desgaste dentário.
Mesmo com administração de analgésicos, o porquinho ainda pode recusar o alimento durante alguns dias. Não se deve esquecer de suplementar a dieta com vitamina C e fibras. Em alguns casos, o porquinho da índia vai precisar de cuidados com os dentes periodicamente.


 Cuidados Pós Operatórios


     O desgaste dentário é um procedimento delicado. Não espere que após o procedimento, seu porquinho estará com o problema resolvido e conseguirá voltar a comer normalmente. Seu porquinho da índia virá para casa ainda debilitado e com dor. Leva em média 1 semana para que ele volte a comer sozinho. O que fazer? Enquanto ele se reabilita, você é o responsável pelo bem-estar dele, por seguir a regra dos 4 "P": Pesar diariamente; Papinha a cada 4 horas; Persistência e Paciência. E jamais de esqueça do controle da dor. Porquinho com dor não se alimenta!

     O controle do peso é importantíssimo para que você verifique se seu porquinho está se alimentando o quanto deveria. Tenha uma balança dessas de cozinha em casa e pese pelo menos diariamente se seu porquinho da índia fez um desgaste dentário. Anote o peso. Compare. Se estiver perdendo peso, não está recebendo a quantia de alimento necessária e talvez precise de mais medicamento para dor.

     As papinhas salvam vidas. Se seu porquinho fez um desgaste dentário, ele vai precisar da sua ajuda para comer a cada 4 horas (prepare-se para fazer isso mesmo de madrugada por alguns dias!). Lembre-se de que porquinhos da índia são herbívoros, tem um intestino bastante longo que precisa estar em constante funcionamento. Enrole o porquinho em uma toalha e, usando a seringuinha como mostrado na página indicada, vá com a seringa de lado, por trás dos dentes incisivos; procure colocar uma pequena quantidade de papinha na boca, no fundo. Verifique se ele está mastigando e engolindo. Ao dar papinha ao seu porquinho, lembre-se: Persistência e Paciência são virtudes! Seu porquinho da índia pode não ser nada cooperativo.

   O controle da dor é fundamental! Se seu veterinário não prescreveu medicação para dor, solicite a ele. Uma boa combinação é um antiinflamatório com um analgésico potente (como Meloxicam + Tramadol) por, em média, 5 dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário